Filhote de tartaruga atingida pelo óleo aparece na praia da Avenida
Poucas horas depois de concluído o processo de limpeza das areias da praia da avenida Soares Lopes, em Ilhéus, com a retirada de manchas de óleo que tomaram conta da praia na manhã de ontem (29), os reflexos mais crueis da crise ambiental foram registrados durante a madrugada de hoje.
A praia da avenida é um dos pontos de desova das tartarugas marinhas.
Imagens publicadas nas redes sociais pelo médico Antônio Nogueira Filho mostram filhote de tartaruga coberto pela lama tóxica. Até a exibição destas imagens, ambientalistas não tinham noticias de que a fauna marinha do sul da Bahia tivesse sido atingida pelo crime ambiental. As pessoas que participam da gravação do vídeo pedem socorro e ajuda de biólogos para socorrer o animal, ainda com sinais de vida.
De acordo com a publicação do médico, as imagens foram registradas por volta das 3 horas da madrugada. Na postagem, ele faz um apelo: "é hora de agir".
Superficialiade - Até o momento a prefeitura de Ilhéus tem exaltado a rapidez na limpeza das praias. Mas trata o tema de forma superficial, quando comemora o feito e a agilidade nas redes sociais. "Se chegar, a gente limpa" virou mote de campanha institucional, como se a retirada da lama da areia, fosse suficiente para resolver todo o problema ambiental causado com o vazamento do óleo .
A triste imagem desta tartaruga mostra que não é bem assim.